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Atenção Domiciliar (AD) constitui-se como uma “modalidade de atenção à saúde substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às Redes de Atenção à Saúde” (BRASIL, 2011).
Ela compreende três modalidades:

1 – Atendimento Domiciliar – É o cuidado prestado no domicílio, para pessoas com problemas agudos, e que em função disto estejam temporariamente impossibilitadas de comparecer ao consultório ou ambulatório.

2. Internação Domiciliar – É o cuidado no domicilio de pacientes, com problemas agudos ou egressos de hospitalização, que exijam uma atenção mais intensa, mas que possam ser mantidos em casa, desde que disponham de equipamentos, medicamentos e acompanhamento diário. Este atendimento não substitui a internação hospitalar.

3 – Acompanhamento Domiciliar – É o cuidado no domicílio para pessoas que necessitem contatos frequentes e programáveis com os profissionais da Equipe.

Também é necessário destacar o Cuidador, uma pessoa com ou sem vínculo familiar que não faz parte da equipe de AD, que se responsabiliza pelos cuidados do paciente, atuando como canal de comunicação entre o paciente e a equipe.
Características: ter habilidade motora, cognição intelectual e emocional.